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Perguntas Frequentes

 Em caso de cartão danificado, o que fazer?

O estudante deve procurar o Setor de Análise de Cartão, para que o técnico responsável verifique os danos causados. De acordo com a Lei 3.148, art. 15, parágrafo 4°, uma vez comprovado mau uso do cartão, serão cobrados custos equivalentes a quatorze tarifas inteiras para obtenção de outra via de Cartão Mais Fácil.

Atenção: A partir da entrega da primeira via do Cartão Mais Fácil, o estudante terá o prazo de seis meses para qualquer reclamação referente aos seus registros nos Sistema Eletrônico de Bilhetagem Mais Fácil.  Adquira seus créditos nos postos de venda credenciados pelo SETUT.
 

Situações que não permitem a direito do benefício.
- Cursos livres. Exemplo: línguas, informática, dança etc;
- Cursos preparatórios para o concurso;
- Cursos extracurriculares;
- Durante o período de realização de estágio;
- Crianças com idade que não completaram 06 anos;
- Para a modalidade Ônibus, os estudantes matriculados em cursos sediados fora do Município de Teresina;
- Estudantes beneficiados com outros tipos de gratuidade (ex. Pessoas com deficiências, idosos, etc.)
 

 Em caso de perda ou roubo, o que fazer?

O estudante deverá registrar queixa policial e deslocar-se até o Posto Central do SETUT para comunicar o ocorrido, levando uma cópia do Boletim de Ocorrência. Deve solicitar o bloqueio imediato do cartão, tendo o prazo de 24 horas para confecção de sua segunda via, com restituição dos créditos apurados no cartão anterior. De acordo com a Lei 3.148, art. 15, parágrafo 4°, será cobrado o valor de quatorze tarifas inteiras pela segunda ou demais vias do cartão.

 Situações que não permitem a direito do benefício.


- Cursos livres. Exemplo: línguas, informática, dança etc;
- Cursos preparatórios para o concurso;
- Cursos extracurriculares;
- Durante o período de realização de estágio;
- Crianças com idade que não completaram 06 anos;
- Para a modalidade Ônibus, os estudantes matriculados em cursos sediados fora do Município de Teresina;
- Estudantes beneficiados com outros tipos de gratuidade (ex. Pessoas com deficiências, idosos, etc.)
 

 Quando é necessário apresentar o comprovante de matrícula?

De acordo com a Lei 3.148 e Portaria 43/2003, art. 13, parágrafo 1°, todos os estudantes precisam atualizar suas informações junto ao Sistema de Bilhetagem Eletrônica Mais Fácil e apresentar a cada 3 (três) meses a entidade que representar as operadoras, o comprovante da sua condição de estudande com frequencia escolar regular.


ATENÇÃO: Para segurança das informações dos alunos cadastrados, os postos de venda autorizados do SETUT não realizam comprovação de matrícula. Ela só pode ser feita no Posto Central do SETUT, na Avenida Maranhão.

 Quem pode comprar créditos eletrônicos além do titular do Cartão Mais Fácil?

- Pais ou responsável legal - mediante apresentação de documento judicial que o declare responsável pelo estudante;
- Cônjuge - mediante apresentação de cópia autenticada de certidão de casamento;
- Terceiros - mediante apresentação de procuração de outorga de direitos, reconhecida em cartório.
- De acordo com a Lei 3.148, art. 10, além dos documentos acima citados, o responsável deverá identificar-se apresentando um dos seguintes documentos abaixo: 
  Constando fotografia:
- Cédula de Identidade (original) ou xerox autenticada em cartório;
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Carteira Profissional;
- Carteira de Identidade expedida por Conselho de Fiscalização Profissional ou órgão de classe.

 Qual o limite de compra de créditos?

O Cartão Mais Fácil tem o limite mensal de 120 (cento e vinte) créditos eletrônicos, de acordo com a Lei 2.008, art. 1° e a Lei 3.148, art. 14.

 Quantas vezes por dia é possível utilizar os créditos?

De acordo com a Lei 3.148, art. 17, até oito utilizações por dia.

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