O Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) é uma iniciativa do SETUT – Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina – que propõe mais que um novo sistema, o objetivo é criar novos conceitos, novos hábitos na população, e uma gama de serviços diferenciados para empresas clientes e usuários.
Implantada em 2003 para o segmento estudante, a Bilhetagem Eletrônica proporcionou inúmeras melhorias como a descentralização da venda de créditos e a recuperação dos créditos em casos perda e roubo.
Em 2010 o Sistema de Bilhetagem Eletrônica é ampliado para outros os segmentos como: vale transporte, gratuidades e usuário avulso representando a inclusão e uniformidade do uso do sistema de transporte. Além disso é um instrumento importante para o planejamento e operação do sistema, propiciando maior segurança, maior velocidade de embarque e um melhor controle de fluxo de valores e informações operacionais.
Seguindo as tendências mundiais quanto à utilização de uma tecnologia de ponta, o SETUT através do Sistema de Bilhetagem Eletrônica opta pela utilização de cartões inteligentes SmartCards Contactless para o pagamento de viagens, principalmente o Vale Transporte, e para controle das gratuidades. Com eles o usuário apenas aproxima o cartão do validador (equipamento embarcado no ônibus) a para ser reconhecido o crédito e ter a liberação da roleta.
Outro diferencial é o sistema de carga a bordo, tecnologia que permite a distribuição e a recarga dos créditos de vale transporte no momento que o usuário aproximar o cartão no validador (equipamento embarcado no ônibus).
Benefícios gerados pelo novo sistema
» Diminuição do manuseio de dinheiro no interior dos ônibus;
» Diminuição do risco de assaltos em função do menor volume de dinheiro e passe dentro dos ônibus;
» Diminuição do tempo de embarque e dos itinerários, melhorando o trânsito e a oferta do transporte;
» A utilização de um cartão inteligente recarregável, eliminando a emissão de papel, reduzindo o risco de fraudes e os custos mensais do sistema de vale-transporte;
» Elimina o risco de falsificação de vale transporte;
» Melhorar o tempo e a segurança no processamento do Vale Transporte;
» Facilitar às empresas, compradoras do Vale Transporte, no controle de uso e distribuição do benefício;
» Melhorar os serviços prestados a todos os usuários do sistema de transporte urbano;
» Evita o corte de árvores para a produção de celulose, matéria-prima do papel. |